Lafarge Holcim utilizará controle de operação de mina em Cantagalo (RJ)

17/08/15

A Sodep iniciou em julho / 2015 a implantação do sistema Minetrack na unidade de Cantagalo (RJ) da Lafarge Holcim, com entrega técnica prevista ao final do mês seguinte. A expectativa de ganhos com a gestão em tempo real da operação da mina e dados de produção confiáveis levará a maior produtividade via otimização dos recursos (pessoal e equipamentos) e redução de custos operacionais, tais como: controle de velocidade, rastreamento dos pontos de origens e destinos dos materiais, monitoramento das filas no carregamento ou britador, controle de qualidade do minério, quadro de horas produtivas, etc. Um bom exemplo pode ser a checagem dos itens de segurança dos equipamentos no início da operação, mais conhecido como check list.

sala
O Gerente Executivo da Sodep, Marcos Andrade, comenta: “trata-se de inovação em minas de calcário, as quais poderão equilibrar o jogo de informações com as unidades de produção de cimento, tomando ações assertivas com base nos indicadores de performance visualizados em tempo real pela Web, TV´s, ou relatórios de produção enviados diretamente aos respectivos gestores”.

Thiago Ferro, Gerente de Mineração da Lafarge Holcim, acredita que “as oportunidades de ganho aconteceram de forma natural com a melhoria do padrão operacional, maior segurança e utilização otimizada dos recursos, afinal trata-se de mudança cultural de todos os envolvidos”.

O Minetrack é acessível à mineradoras de todos os tamanhos no conceito turn key (chave na mão) e possui tecnologia com interface amigável, o que proporciona uma facilidade aos usuários, tal qual utilizar um smartphone.

Voltar ao topo